Como se tornar mais positivo?

O otimismo é um estado mental que possibilita a interpretação dos acontecimentos por uma perspectiva positiva. Falamos mais sobre essa habilidade aqui, lembra?

Agora que já sabemos que uma parte disso é genética, mas outra não, podemos treinar essa capacidade em nosso dia a dia, e assim, alcançar maior satisfação. Listamos abaixo 3 hábitos que podem nos ajudar nessa evolução:

Identifique a sua conversa interior
Sabe a conversa que acontece o tempo todo em nossa cabeça? Então… ao longo dos dias, preste mais atenção nesse fenômeno. Que tipo de conversa você está tendo consigo mesmo? Apenas observe. Depois, avalie se é uma conversa fortalecedora. Ou será que a maior parte do tempo é um monólogo que amplia situações negativas, culpa-se, questiona seu potencial ou antecipa o pior? Quanto mais conscientes estivermos sobre o que se passa em nossa mente, mais controle teremos para direcionar esse diálogo.

Pense em 3 soluções para cada problema
Aqui, vamos nos concentrar nos pequenos contratempos que acontecem no dia a dia e, em alguns casos, são capazes de tirar nossa tranquilidade. Sempre há muitas formas para resolver, ou no mínimo melhorar, uma situação problemática. Um bom treino para conquistar um estado mental positivo é se desafiar a encontrar três soluções para cada problema que aparecer. Por mais que seja uma situação simples e você já tenha uma solução óbvia, pense em mais duas. E, quando não for tão fácil, seja criativo.

Faça a lista da gratidão
E se amanhã você acordasse só com as coisas pelas quais você agradeceu hoje? Com que frequência pensamos nas coisas que temos, ao invés de pensar no que falta?
Praticar a lista da gratidão é ter o hábito diário de pensar (e, quem sabe, escrever) três motivos pelos quais você é grato. Vale listar desde os itens realmente relevantes (pessoas, conquistas, momentos…) aos mais simples (música, comida, objeto…). A ideia é dar importância às coisas boas que, muitas vezes, passam batido em nosso dia a dia.

2 comentários em “Como se tornar mais positivo?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima