Trabalho dos sonhos: como conquistar realização pessoal na sua carreira

Preciso te trazer uma boa notícia, o trabalho dos sonhos EXISTE, mas ele não é o mesmo para todas as pessoas. Então, vou te ajudar a encontrar o SEU trabalho dos sonhos.

1º Passo: saber o que o trabalho dos sonhos significa para você

Muitas vezes temos mais clareza do que é o trabalho dos sonhos para os outros do que para você. Assim, você cai em uma armadilha, talvez você esteja buscando o trabalho dos sonhos de outras pessoas e pode até mesmo ser o trabalho dos seus pesadelos.

Eu já passei por essa experiência, passei por um processo seletivo para ser trainee de uma das maiores varejistas de moda do país, trabalhei por três anos e nesse período percebi que esse era o trabalho dos sonhos de muitas pessoas.

Eu tenho amigas que trabalham na empresa há sete anos e estão super realizadas, mas se eu estivesse lá por todo esse tempo estaria muito frustrada. Isso não quer dizer que aquele trabalho em si é ruim, mas ele não era bom PARA MIM.

Então, na minha jornada eu precisei descobrir qual era o MEU trabalho dos sonhos, mas para isso é necessário passar por um PROCESSO de autoconhecimento profissional

2º Passo: Definir objetivos concretos de curto, médio e longo prazo

Nesse passo, você já passou pelo processo de autoconhecimento profissional e tem clareza do seu trabalho dos sonhos, mas talvez você ainda não ache que está “pronta” para este trabalho – seja por falta de capacitação técnica, falta de amadurecimento, falta de recursos de tempo ou financeiros – e talvez você não consiga começar essa carreira imediatamente. 

Isso não significa que você deva desistir do seu trabalho dos sonhos!

Você vai precisar criar um PLANEJAMENTO para ter uma visão mais clara dos seus objetivos de curto, médio e longo prazo. O planejamento te ajudará a se motivar e a viabilizar o seu trabalho dos sonhos.

É nesse passo que as imediatistas falham! Elas não conseguem ter clareza e paciência, para suportar o percurso em direção ao objetivo. 

3º passo: Agir, com motivação e determinação, no caminho certo

Com a CLAREZA do que precisa ser feito no curto, médio e longo prazo, chegou A hora de EXECUTAR! Quando você sabe onde deseja chegar e sabe o trajeto que precisa percorrer até lá você se torna uma tratora – como eu costumo chamar minhas alunas -, passa por cima dos obstáculos, é muito mais motivada e determinada para alcançar seus objetivos. Assim, ao se tornar uma tratora você consegue dar a sua Ação Máxima, ou seja, você faz TUDO que precisa para alcançar seus objetivos e com máxima intensidade.

Eu não sei qual é o trabalho dos seus sonhos, mas tem grandes chances dele ser um trabalho concorrido. Então, nessa fase de execução você precisará de fato ser um tratora para passar por cima dos obstáculos em direção aos seus objetivos, ganhando vantagem por conta da sua determinação.

Preciso fazer uma observação, o trabalho dos sonhos não será perfeito, nenhum trabalho é. Por isso, é muito importante que ao ESCOLHER seu trabalho dos sonhos você seja consciente dos desafios que ele tem.