Qual profissão seguir?: 7 passos para escolher sua carreira

Se você está completamente perdida na sua carreira, não sabe qual profissão seguir e precisa tomar uma decisão, esse texto é para você! Vou te contar quais são os 7 passos para escolher qual profissão seguir com otimismo e autoconfiança.

Passo 1: Observar

Saia já do piloto automático 

Na correria do dia a dia, vivemos no piloto automático e perdemos a percepção sobre nossas emoções, pensamentos e atitudes. Além disso, o contexto é o pior possível:

  • Mesmo que sua família seja maravilhosa (e eu espero que seja), ela provavelmente não conseguiu te orientar em suas primeiras escolhas de carreira. 
  • Durante o ensino médio, as escolas ensinam muitas fórmulas, mas não falam sobre autoconhecimento profissional.
  • As faculdades garantem a técnica, mas não te ajudam a compreender a realidade do trabalho naquela profissão.
  • Mesmo que você tenha investido em uma especialização, nem isso te dá clareza sobre seus próximos passos. 

Então, a única forma de você se preparar para escolher qual profissão seguir é sendo VIGILANTE.

Para facilitar esse processo de auto observação, recomendo que você tenha um caderninho ou anote no bloco de notas do celular TODOS os “insights” que surgirem. No dia que você fizer algo que se sentir bem você pode escrever, assim como quando o dia de trabalho não tiver sido muito legal. Aos poucos você vai coletando essas informações e processando tudo isso. Anotar serve como um estímulo para você prestar mais atenção nos seus padrões.

Passo 2: Se conhecer

Autoconhecimento é a chave para escolher qual profissão seguir

Depois que você inicia a auto-observação, o autoconhecimento se torna muito mais fácil. Quando falamos de autoconhecimento profissional, que é o nosso foco, existem três tópicos muito importantes para você identificar olhando para dentro…

  • Interesses – assuntos que você adora conversar e estudar.
  • Habilidadesseus talentos, traços que você se destaca.
  • Preferências – o estilo de vida que você busca alcançar (aquilo que você entende como sucesso profissional). 

Indico que você faça uma lista para cada um desses tópicos! Talvez a lista comece bem pequena e não tem problema. O que não vale é nem tentar fazer a lista afirmando que não sabe algum dos tópicos. Comece a sua lista com o que você tem, ainda que esteja insegura, que a lista seja bem enxuta ou genérica demais, não tem problema, apenas COMECE. 

Você não precisa ter todas as respostas de uma vez, ao longo do processo você vai tendo mais insights e descobrindo novos interesses, habilidades e preferências, melhorando seu autoconhecimento profissional.

 

Passo 3: Identificar oportunidades

Analise o mercado para escolher qual profissão seguir

Agora que já olhamos para dentro, é tempo de olhar para fora. Vamos analisar o MERCADO. Alguns questionamentos podem te ajudar nessa investigação: 

  • Quais são as oportunidades de trabalho disponíveis para uma pessoa como você? 
  • O que você considera fazer profissionalmente diante de tudo isso que você já observou em você?
  • Como você pode ganhar dinheiro com seus interesses, habilidades e preferências?

Chegou a hora então de fazer uma outra listinha. Você pode listar TODAS as possibilidades de atuação profissional. Eu nomeio essa listinha como a listinha do “Eu poderia…”. Então você vai pensar: considerando tudo isso que eu já aprendi sobre mim, EU PODERIA trabalhar com… 

Nossa etapa pode ser bem criativa. Pode colocar nessa listinha das oportunidades várias opções de trabalho, ainda não precisa filtrar

A Forbes indicou algumas áreas que devem crescer no ano de 2021, estas opções podem te ajudar a começar sua lista de oportunidades.

Passo 4: Analisar oportunidades

Chegou o momento de filtrar!

É claro que você não vai poder de fato trabalhar com tudo que você listou, então vamos analisar cada uma das oportunidades para auxiliar sua decisão de qual profissão seguir

Você pode começar pela estratégia da eliminação. Então, já elimine aquelas que você acha que não fazem sentido para você ou as que você já sabe que não seguiria em frente. 

Em seguida, você irá comparar as opções restantes. Avalie cada uma das profissões com mais cuidado e mais carinho para entender aquelas que mais se aproximam do que você almeja. 

Ao contrário do que muita gente pensa TODAS as nossas decisões unem razão e emoção. Não é inteligente você tomar uma decisão puramente racional ou puramente emocional. É por isso que nessa etapa recomendo que você avalie as possibilidades tanto de uma perspectiva racional quanto emocional

 Passo 5: Colocar um prazo para sua decisão

Decidir pode ser difícil, mas não decidir pode ser pior

Hoje em dia, por diversas razões, nós sentimos que podemos seguir TODAS as profissões… Que bom! 

Mas existe um risco nisso. O Paradoxo da Escolha: quanto mais opções a gente tem e quanto mais profunda é a análise, mais a gente demora para tomar uma decisão, inclusive correndo o risco de nunca decidir. Pode passar 1 ano, 2 anos, 10 anos e, caso  você se permita estender essa decisão, você vai continuar eternamente na dúvida.

Os dilemas de carreira nunca ficam fácil, por mais que você tente fazer uma análise cuidadosa das possibilidades a resposta não vai ficar fácil. Por isso, coloque um prazo seja para você analisar melhor as oportunidades, pesquisar mais sobre o mercado ou se conectar mais com a sua intuição, mas saiba a data limite em que aquela decisão precisa ser tomada.

Passo 6: Confiar no longo prazo

Não se deixe levar pelo imediatismo, para chegar ao objetivo profissional serão necessários muitos pequenos passos.

Quando você estiver avaliando as suas possibilidades de profissão algumas delas vão dar aquele medo maior porque parecem ser muito distantes da sua realidade. Muitas vezes a pessoa ignora uma possibilidade, por exemplo, por ela exigir muitos anos de formação ou tem uma demora de retorno financeiro. Mas isso não faz o menor sentido… 

  • Fazendo ou não o curso…
  • Abrindo ou não a empresa…
  • Começando ou não o projeto…

 O tempo vai passar! 

 Então, na hora de tomar uma decisão de qual carreira seguir é muito importante que você considere que temos que estar satisfeitas no curto prazo, mas também precisamos estar satisfeitas no longo prazo porque uma das poucas certezas que temos é que o tempo vai passar.

Passo 7: Simplesmente decidir 

Não é fácil, mas é indispensável para que você possa alcançar seu objetivo profissional. 

Esse é o passo mais importante de todos e provavelmente o mais difícil também. Se você ficou imaginando que esse texto te daria uma certeza ou um selo de aprovação de que está no caminho certo, opsss… você errou! Eu ainda não consigo fazer isso, mas acredite no dia que for possível vou ser a primeira a te contar.

A gente nunca vai ter “certeza” de que a gente está fazendo a escolha correta. Na verdade, NÃO EXISTE decisão certa de qual profissão seguir. O que existe mesmo é uma decisão que você cuidou e avaliou com carinho, dando o seu melhor. Se você chegou até esse ponto do texto eu tenho certeza que você vai se dedicar para tomar a melhor decisão POSSÍVEL e é isso que importa.

Quer saber mais sobre escolhas e como nosso cérebro funciona quando temos que tomar decisões? Então, escuta o ep. 07 do Podcast Cérebro e Carreira.

Depois que você decidir a profissão que vai seguir, finalmente chegou a hora de PLANEJAR e começar a EXECUTAR o seu Plano de Carreira. 

Para facilitar a sua transição de carreira, te indico o artigo 7 Passos para Fazer uma Transição de Carreira.