Planejamento Financeiro para transição de carreira

É comum que muitas pessoas posterguem ou até mesmo desistam de fazer uma transição de carreira por conta do aspecto financeiro. Vamos ser realistas: qualquer mudança envolve riscos, e de fato o dinheiro é um recurso que não pode ser ignorado. 

Mas fazer uma transição de carreira não precisa ser TÃO arriscado quanto as pessoas pensam. É absolutamente possível ter mais segurança em suas mudanças profissionais se você se planejar da forma adequada. 

Pensando nisso, vou te ajudar a analisar os fatores que precisam ser considerados na hora de fazer um planejamento financeiro, para fazer alguma mudança na sua carreira, seja ela grande ou pequena.

Dinheiro não é SÓ dinheiro!

O planejamento financeiro é uma forma que você tem de honrar, respeitar e se sentir no controle do DINHEIRO,  um recurso muito importante na nossa vida. Muita gente pensa que o dinheiro é só o valor que ele corresponde, mas dinheiro não é só isso

Precisamos ser realistas, vivendo em uma sociedade capitalista em que o dinheiro é o principal recurso pelo qual financiamos a nossa sobrevivência, portanto ele é indispensável na hora de tomar uma Decisão de Carreira.

Sendo assim, o dinheiro tem o poder de nos dar tranquilidade, segurança, LIBERDADE e INDEPENDÊNCIA para fazer as suas escolhas com mais segurança.

Vieses cognitivos: seu cérebro não quer mudar

O nosso cérebro tem muitos vieses cognitivos que são regras de funcionamento que são idênticas para o meu cérebro, o seu e o de todo mundo. Muitos desses vieses convergem para essa ideia de manutenção, estabilidade e previsibilidade.

Então, se dependesse do meu cérebro eu não ia mudar nada na minha vida. Ele ia querer que tudo continuasse do jeitinho que está para sempre. Mas o meu cérebro não toma todas as decisões da minha vida sozinha. 

Eu sou uma humana racional, então, se eu opto por uma transição de carreira, o que eu posso oferecer para o meu cérebro é um planejamento para que ele se sinta mais confortável durante essa fase de mudança e incertezas. 

Quando você organiza seus recursos – como tempo e dinheiro – traz previsibilidade para o seu cérebro, portanto mostra a ele as possibilidades de vários cenários, sejam eles otimistas ou pessimistas. Esse processo ajuda o nosso cérebro a passar por um processo de mudança sem tanto stress e ansiedade.

6 fatores do Planejamento Financeiro para transição de carreira:

Muita gente me pergunta: “Ciça, qual é o valor que eu tenho que ter na minha reserva financeira para que eu possa fazer a transição de carreira?”. Não existe um valor exato, ela dependerá exatamente de todos os fatores que eu falarei a seguir

Analisando esses fatores você chegará no valor que você precisa ter de reserva para fazer uma transição de carreira MAIS SEGURA.

1. Tipo de Transição de Carreira: Abrupta X Escalonada

Não existe um jeito certo de fazer uma transição de carreira, mas você tem a opção de fazer ela de forma abrupta ou escalonada. 

A Transição Abrupta é aquela que você encerra o trabalho anterior e começa seu novo projeto profissional. Já na Transição Escalonada é aquela em que durante um período você concilia os dois trabalhos, até que você decida focar somente na sua nova jornada profissional. As duas formas de transição possuem vantagens e desvantagens, você terá que escolher qual a melhor opção PARA VOCÊ diante da sua realidade pessoal e profissional.

Desse modo, a primeira decisão que você precisa tomar para construir o seu planejamento financeiro é se a sua transição de carreira será abrupta ou escalonada, pois a transição de carreira abrupta demandará uma reserva financeira maior que a escalonada.

2. Você tem dependentes financeiros?

Se você é a principal provedora de outras pessoas – sejam seus filhos, pais, parceiro(a) ou outras pessoas -, você vai precisar de um planejamento com mais recursos e mais previsibilidade do que uma pessoa que não tem dependentes. Se você é a única que vai colher as consequências das suas escolhas, você pode se sentir mais confortável a correr mais riscos.

3. Alguém poderia te ajudar durante a sua transição de carreira?

Se você passar algum aperto, correr algum risco, tiver um começo difícil ou algo der errado, você poderia contar com a ajuda de alguém?

Isso também precisa ser considerado ao pensar no seu planejamento financeiro, pois se você não tiver com quem contar se passar por um sufoco, você precisará ter uma reserva financeira mais folgada, pensando em emergências. Por outro lado, se você estiver confortável em pedir suporte, tem a opção de correr mais riscos e acelerar a sua transição.

4. Qual é a sua aptidão ao risco? Como é que você funciona sob pressão? 

Tem pessoas que funcionam muito bem com prazos mais curtos, com a reserva financeira mais enxuta, com aquela ideia de que as coisas precisam dar certo e não tem outra opção. Essas pessoas têm a vantagem de aproveitar esse senso de urgência e fazer uma transição mais rápida.

Outras pessoas, nessa circunstância, iriam desempenhar um péssimo trabalho e até mesmo desistir. Então, se você não funciona bem sob pressão, ou seja, não tem aptidão ao risco, você vai precisar fazer um planejamento mais folgado e com uma reserva financeira maior.

5. Qual a maior previsibilidade dos próximos ganhos?

Nesse ponto você irá investigar qual é a previsibilidade de remuneração que você tem na sua transição de carreira. Para realizar essa análise, responda:

  • Você vai fazer uma transição para uma área que você já tem experiência, capacitação, contatos?
  • Você fará a transição profissional para uma área com potencial financeiro amplo? É uma área em ascensão? Um mercado de alta remuneração?
  • Você está otimista que brevemente você vai conseguir remunerar o seu trabalho, ou sua mudança terá ganhos mais a longo prazo? 
6. Você já tem uma reserva financeira? 

Se você ainda não tem uma reserva financeira suficiente, esse é o seu primeiro objetivo. Não existe transição de carreira sem reserva financeira!

Se você já tem uma reserva financeira suficiente para realizar a sua transição diante de todos os fatores analisados até aqui, você já pode considerar fazer sua transição de carreira. Quanto antes você começar esse processo, antes você vai ter resultados.