Planejamento de Carreira: 3 ferramentas para aplicar

Seu tempo é seu recurso mais valioso, pois ele é irrecuperável. Como ainda (haha) não temos o poder de parar ou voltar no tempo, uma vez perdido, ele nunca retornará. Sendo assim, o planejamento de carreira é um ato de respeito e cuidado com o seu tempo, consequentemente com você. 

  • Por que planejar sua carreira?

Nós, seres humanos, tendemos a SUPERESTIMAR o curto prazo (tentamos mudar nossa vida em uma semana) e SUBESTIMAR o longo prazo (não acreditamos no nosso potencial daqui a 10 anos).

O tempo é um conceito muito subjetivo, por esse motivo temos a sensação de não conseguirmos controlá-lo. Mas existem duas coisas que estão sob o seu controle: a gestão de si mesma e a gestão das suas atividades, e é nisso que iremos focar. 

Além disso, por uma questão biológica de sobrevivência, o nosso cérebro sempre foca em problemas, ameças, riscos. Então é natural que pensamentos sobre o futuro gerem ansiedade, preocupação, medo, desespero, desânimo, dentre outras emoções negativas. 

Como usar o tempo a favor da sua carreira? Como direcionar seus esforços? Como “acalmar” o seu cérebro e driblar as emoções negativas ao pensar no futuro? PLANEJANDO!

  • O que é planejamento de carreira?

É um conjunto de FERRAMENTAS que te auxilia a descatastrofizar o seu futuro profissional e direcionar suas atividades para alcançar os melhores resultados possíveis.

Ao fazer nosso cérebro entender que é viável alcançar os objetivos que desejamos para o futuro através do planejamento, ele deixa de lado as emoções paralisantes, substituindo-as por emoções positivas, como motivação, confiança, empolgação, disciplina (essenciais para o sucesso na sua carreira). 

Vou te apresentar três ferramentas para te ajudar no seu planejamento de carreira. 

  • Ferramenta de longo prazo: Mural dos Sonhos
    • Use seus objetivos como combustível para motivar sua carreira

O mural dos sonhos, também conhecido como vision board, é a representação visual do que você aspira para sua carreira no longo prazo. Aqui, se autorize a SONHAR grande!

Para a construção do seu pode abusar da criatividade. Use fotos, desenhos, frases, palavras, faça em um quadro magnético, no caderno, no pinterest, no celular. Faça como for melhor para você, de modo que sempre que precisar possa acessá-lo, mas FAÇA!

Se pergunte:

  • O que é realmente importante para mim? 
  • Quais sonhos vão virar objetivos?
  • Como desejo que minha vida esteja daqui a alguns anos?

Ainda que você não tenha todos os seus objetivos totalmente definidos, ter uma NOÇÃO deles te dará motivação para fazer aquilo que precisa ser feito para alcançá-los. O mural dos sonhos te lembrará do PORQUE você precisa fazer algumas coisas e, por isso, te motivará a continuar caminhando na sua carreira.

Então, a grande recomendação aqui é sempre retornar ao mural dos sonhos, especialmente nos dias que estiver desmotivada. 

  • Ferramenta de Médio Prazo: Linha do Tempo
    • Te dará foco e direção nas estratégias da sua carreira

Nesta segunda ferramenta de planejamento de carreira você irá construir uma linha do tempo. Nela você irá registrar, em ordem cronológica, os próximos acontecimentos (internos e externos) marcantes da sua carreira. Aqui você também pode abusar da criatividade, pode usar caneta e papel  ou fazer digitalmente no power point ou em outros meios digitais. 

  • Os acontecimentos internos são aqueles que só dependem de você para acontecer, por exemplo: atualizar currículo ou LinkedIn, marcar a reunião, fazer resumo do livro, finalizar o projeto, terminar o curso, etc. 
  • Os acontecimentos externos são eventos que dependem de circunstâncias externas, por exemplo: estar trabalhando em uma nova empresa daqui a 3 meses, ser promovida no final do ano, ter 5 clientes, faturar 10 mil reais, juntar 20 mil reais, etc. 

Se questione:

  • Quais os caminhos preciso percorrer até os meus objetivos?
  • Qual é a mudança que vai gerar mais resultados? 
  • O que é do seu longo prazo que se você começar por ele vai te gerar mais resultado?

Com as respostas obtidas determine as metas mais arrojadas que serão alcançadas em um futuro breve e registre na sua linha do tempo. Faça o seu planejamento de médio prazo com uma visão otimista e esteja preparada para flexibilizá-lo se for necessário. 

  • Ferramenta de Curto Prazo – Sistema de Produtividade
    • A execução do seu planejamento de carreira no dia a dia

O Sistema de Produtividade organiza o seu curto prazo: você vai programar as “pequenas” atitudes necessárias para que você continue na direção dos seus objetivos de médio e longo prazo. Essas “pequenas” atitudes tornam os grandes objetivos mais próximos e reais.

Pense:

  • Quais são os primeiros passos?
  • O que pode ser feito essa semana pelos meus objetivos? 
  • E esse mês?

Liste tudo aquilo que você pode realizar e divida as atividades em compromissos e tarefas. 

  • Os Compromissos são todas as atividades que possuem data e/ou hora marcada para realizar e devem ser registradas em um calendário.  
  • As Tarefas são tudo aquilo que precisa ser feito na semana para alcançar o que está na sua linha do tempo. Elas devem ser registradas em uma lista e ser realizadas sempre que possível.

Agora é hora de partir para a AÇÃO!

Faça algo pelos seus objetivos TODA semana, seja algo grande ou pequeno. E não se esqueça de comemorar as suas pequenas vitórias para te motivar!

  • E se eu mudar de ideia?
    • Mudar de ideia faz parte do processo de todos nós.

Não posso te negar que mudar de ideia possa te gerar um custo, ele inclusive é conhecido como Sunk Costs – custos afundados/ incorridos/ irrecusáveis. Você deve avaliar o que é MENOS custoso: fazer uma mudança no seu planejamento OU continuar apegada em um planejamento que já não faz mais sentido. Entendeu, né?

Replanejar faz parte, a nossa vida não é estática, estamos sempre em processo de evolução e mudança. É necessário fazer uma análise aprofundada dos seus objetivos, entender o que mudou e o porquê. Assim, você poderá fazer uma Escolha Cuidada e ter maior chance de sucesso!