Networking: a importância das relações na carreira

Se você sente que sua carreira não decola, grandes chances da falha estar em seus relacionamentos, afinal, não adianta você ser muito competente se as pessoas não souberem disso!

Há algum tempo, esse era o meu maior desafio: eu tinha um preconceito enorme com NETWORKING. Hoje, sei que o networking (traduzindo, a gestão da rede de contatos profissionais) é um reflexo  claro do nosso cérebro e parte ESSENCIAL da nossa estratégia de carreira. 

A neurociência do networking: use o cérebro à seu favor

1. Neurônios espelho 

Neurônios espelho formam um circuito muito especial no nosso cérebro e são responsáveis por conectar as pessoas. Eles recebem o nome de espelho, pois refletem os sentimentos de uma pessoa para outra. É por conta dele que sentimos EMPATIA. Imagine como seriam terríveis os ambientes profissionais sem empatia!

O fato de termos toda essa Circuitaria programada para nos conectar é uma prova de que nenhum aspecto da nossa vida poderá evoluir sem considerarmos as pessoas, as interações e a socialização.

2. Ocitocina 

A ocitocina é um hormônio liberado no nosso cérebro e muito importante para o nosso bem-estar. Tem o apelido de “hormônio do afeto” porque é liberada quando temos uma troca genuína com outra pessoa. No trabalho o nosso cérebro não seria diferente, por isso fica mais agradável trabalhar quando temos afeto pelos nossos colegas.

Ter um trabalho em que você tenha interações legais, bons vínculos, colegas amigáveis e um ambiente harmonioso favorece nosso desempenho e produtividade. O oposto também é verdadeiro, um ambiente de trabalho difícil e com interações negativas entre as pessoas, acabam prejudicando seu trabalho.

3. Córtex pré-frontal dorso medial

Várias áreas do nosso cérebro são ligadas e desligadas à medida que você as utiliza para economizar nossa energia. Contudo, o Córtex pré-frontal dorso medial está SEMPRE ligada, mesmo quando estamos dormindo. Essa área do nosso cérebro é a responsável pelo “pensamento social”. Então, pasmem, nosso cérebro simplesmente não sabe viver sem considerar os grupos que você faz parte – inclusive profissionalmente.

 Assim, TUDO que fazemos nas nossas vidas, estamos pensando através das pessoas. Então, quando vamos ser escolhidas em uma seleção ou quando uma pessoa pensa em nos contratar elas vão avaliar mais que o nosso currículo, elas também vão avaliar a imagem que tiveram de nós através das nossas interações.

A primeira impressão importa

Nos 10 primeiros segundos de interação com qualquer pessoa que você acabou de conhecer o seu cérebro já fez todo um pré julgamento de quem é essa pessoa, quais são os valores dela, se você gosta ou não dela, o que ela tem a ver com você e o que não tem, se ela vai te ajudar ou não.

A primeira impressão até pode mudar depois, mas dá trabalho, então é melhor você garantir que a imagem que você está transmitindo e a história que você está contando condizem com aquilo que você deseja comunicar.

Quem não é visto não é lembrado 

Você já percebeu que sempre que você pensa em comprar uma coisa você começa a ver esse objeto mais vezes? Por exemplo, você quer comprar um carro vermelho, a partir desse  momento você começa a ver um monte de carros vermelhos na rua. Os carros vermelhos sempre existiram, mas agora você está mais ATENTA a eles.

Esse fenômeno é chamado, na neurociência, de Heurística da Disponibilidade.

A mesma coisa acontece na nossa carreira. Se você quer, por exemplo, que alguém te indique ou recomende seu trabalho, valorize seu trabalho e fale bem de você. Ninguém quer contratar um profissional que tem um desempenho ruim ou que fala mal da empresa.

Enfim, se você precisa da ajuda de pessoas na sua carreira – todo mundo precisa, acredite – essas pessoas tem que lembrar de você. É impossível alguém te recomendar se ela não lembra de você. Se você tem muitos contatos, mas eles são distantes, é importante reativar essa rede e mantê-la aquecida o suficiente para que as pessoas te ajudem.

As pessoas gostam de ajudar: use essa característica humana no networking

Não se prenda a pensamentos como: “tal pessoa é muito inacessível” ou “tal pessoa é do mal porque ela não me ajudou”. Como adultas maduras sabemos que podemos encontrar pessoas que não possam ou não consigam nos ajudar naquele momento, mas todo mundo gosta de ajudar.

Não leve para o pessoal, obviamente, ninguém é 100% disponível, mas até mesmo aquela pessoa que te parece super inacessível sente uma explosão de substâncias de prazer quando te faz um favor. Ou seja, as pessoas gostam de COLABORAR! 

Para facilitar seu processo de networking recomendo que você se coloque no lugar da outra pessoa. Por exemplo, você está com vergonha de entrar em contato com uma pessoa que pode te ajudar na sua carreira. Se você estivesse no lugar dela, você gostaria de receber sua mensagem pedindo ajuda? 

E, lógico, sempre ajude quem você puder ajudar!