Não sei do que gosto: como descobrir e trabalhar com seus interesses?

Uma das queixas mais comuns entre as minhas alunas é a dificuldade de fazer escolhas profissionais por falta de autoconhecimento. “Como escolher a minha profissão, meu próximo trabalho, ou um curso para estudar, se eu não conheço meus interesses?”.

O sistema de ensino falhou em te ajudar a descobrir assuntos que você gosta de aprender, temas que chamam a sua atenção, coisas que você aprende com facilidade, paixões que você quer desenvolver, causas que te mobilizam…

Mas agora chegou a hora de você assumir a responsabilidade pela sua carreira e o PRIMEIRO PASSO para isso é identificar os seus interesses profissionais! 

Interesses Profissionais: aproveite o Ciclo Positivo! 

A Psicologia Positiva, através de vastos estudos, comprovou que o nosso desempenho profissional é favorecido quando temos interesse genuíno no nosso trabalho. 

Quando você gosta do seu trabalho, entra no que chamo de CICLO POSITIVO: você se dedica mais, assim, terá melhores resultados e estes te trarão maior reconhecimento, inclusive financeiro, e isto vai reforçar o ciclo positivo, te mantendo motivada a dar continuidade ao seu trabalho.

Dois caminhos importantes para encontrar seus Interesses Profissionai 

  • Exploração

Como você vai saber que gosta de uma coisa sem nem mesmo experimentá-la?

Sendo assim, explorar coisas novas – pesquisar temas, ler livros e blogs, assistir filmes e séries, fazer cursos, etc –  e viver experiências te ajudará a construir repertório e expandir nossa visão de mundo, o que é muito importante para a descoberta dos nossos Interesses Profissionais. Além disso, esse processo de exploração nos ajudará a conhecer pessoas, este é outro aspecto importante para a nossa carreira.

  • Aprofundamento 

Como você vai dizer que se interessa por algo se ainda não se dedicou a isso?

Se permita aprofundar naquilo que te interessa, algumas coisas só nos interessam depois que dominamos o assunto. Quando eu tive minha primeira aula de neurociência eu gostei, mas ainda não estava apaixonada pela área. Só depois de me aprofundar no assunto, estudar e ler alguns livros, comecei a dominar o assunto e, então, percebi o meu interesse.

 

Interesses profissionais podem estar conectados ao PRAZER, pois te interessam genuinamente,  ou por ser um assunto que é CAUSA para você e te mobilizam internamente.

Por exemplo, algumas pessoas decidem trabalhar com finanças, pois são apaixonadas por números e pelo mercado financeiro (paixão). Outras pessoas decidem trabalhar com finanças, pois odeiam o sistema bancário e os conflitos de interesses, estes decidem usar o seu trabalho para tentar levar mudanças para esse mercado (causa).   

Outro exemplo, algumas pessoas decidem trabalhar com direito ambiental porque são apaixonadas por sustentabilidade (paixão). Outras optam pela mesma área, mas porque se sentem extremamente incomodadas pelo jeito que as coisas acontecem no meio ambiente, e querem fazer parte dessa transformação (causa).

Tanto as suas paixões quanto as suas causas podem te indicar seus interesses profissionais!  

Exercício para descobrir seus interesses: 

Para te ajudar na exploração dos seus interesses, sugiro que você responda as perguntas seguintes – preferencialmente de forma escrita -, e faça uma listinha:  

  1. Sobre quais assuntos você não cansa de conversar?
  2. O que você poderia estudar por muito tempo?
  3. Você gostaria de dar uma entrevista sobre o que?
  4. Em quais momentos você perde a noção do tempo? 
  5. Do que você gostava quando era mais jovem? 
  6. O que você faria de útil se dinheiro não existisse?

Você não precisa responder todas as perguntas de primeira todas as respostas para essas perguntas. Retorne a elas sempre que surgir um novo insight, então tenha sempre o seu Caderno da Carreira por perto para anotar quando eles aparecerem. Ao longo do tempo você vai revendo essas perguntas e, quem sabe, aprimorando a sua listinha de interesses.