Como trabalhar com propósito em um país desigual?

Com frequência recebo mensagens dizendo que trabalhar com propósito é um tema elitista e exclusivo para pouquíssimas pessoas privilegiadas, considerando um país tão desigual como o Brasil. Se você já me conhece sabe que definitivamente eu não sou a coach good vibes, aqui falamos da REALIDADE como ela é. Por isso, escrevi esse artigo compartilhando o meu ponto de vista sobre esse assunto. 

Trabalho com propósito: você tem a opção de ESCOLHER? 

O trabalho com propósito exige, antes de mais nada, liberdade de escolha. Em países desiguais e com situações econômicas desfavoráveis, como é o caso do Brasil, nem todo mundo tem essa liberdade. Algumas pessoas precisam trabalhar simplesmente com “o que aparece”, para pagar suas necessidades básicas, como alimentação e moradia. 

Seria absolutamente injusto estimular essas pessoas a “trabalharem com propósito” quando na verdade muitas delas não estão tendo nem a opção de trabalhar SEM propósito – diante do alarmante índice de desemprego no país. Não há discurso de meritocracia que supere isso! 

Para essas pessoas, trabalhar com propósito pode não ser uma realidade imediata. Mas será que elas não podem guiar suas carreiras para que NO FUTURO elas cheguem a um momento em que elas terão adquirido sua liberdade de escolha, e aí sim consigam trabalhar com propósito? 

Seria muito triste viver em uma sociedade em que o momento presente seja um decreto absoluto do seu futuro. É importante que as pessoas não vejam seu futuro como uma coisa estática, como se o trabalhar apenas pelo dinheiro fosse a única possibilidade até o final da vida. O futuro é construído a partir de muitos momentos presentes. 

Chega de imediatismo: use o planejamento a seu favor! 

A nossa sociedade está carregada de imediatismo por toda parte. São vídeos de 15 segundos, informações rápidas, etc. Muitas vezes as pessoas acreditam que porque não podem fazer algo agora, elas nunca vão poder. Com esse pensamento acabamos subestimando o futuro! 

Se você não pode ter o trabalho dos sonhos agora, avalie quando você poderá colocar esse sonho em prática. Portanto, faça uma previsão e crie um PLANO de execução.

Precisamos fazer as pazes com o tempo! Você não precisa gerenciar a sua carreira somente no curtíssimo prazo. Você pode gerenciar a sua carreira pensando no médio e no longo prazo, afinal, o longo prazo vai chegar

A função do seu trabalho de HOJE é patrocinar seu trabalho do FUTURO! 

Eu sempre converso com as minhas alunas, quando elas não podem fazer imediatamente a transição de carreira, que elas pensem no longo prazo, pois nossas crenças influenciam nossa motivação e a nossa realidade.

Pensando nisso, recomendo que você perceba o seu trabalho atual como o financiador que viabilizará o trabalho que você quer ter no futuro. Hoje você trabalha pelo dinheiro? Ok, então seja responsável com esse recurso e use o emprego que você tem como o meio pelo qual você conquistará liberdade de escolha! 

A reflexão mais importante é: se você HOJE não tem a possibilidade de trabalhar com propósito, o que você pode fazer – com o que está dentro da sua Zona de Controle – para, em um FUTURO próximo, ter um trabalho com mais sentido e significado?