Como escolher sua profissão: evite esses 5 erros!

Você não sabe por onde começar na hora de escolher sua profissão? Você já fez MUITAS escolhas ao longo da sua carreira…

  • Qual vestibular devo fazer?
  • Procuro um estágio?
  • Ou trabalhar para gerar renda?
  • Qual emprego quero buscar?
  • Ou será que quero empreender? 
  • Faço uma especialização?
  • Invisto nesse curso ou naquele?
  • Mestrado ou pós?
  • Quero ser promovida ou mudar de empresa?
  • Ou de área?
  • Ou de profissão?
  • Começo um novo projeto?

E todas elas te trouxeram até aqui. Exatamente onde você está hoje, na sua vida profissional.

Viver carregando frustrações por ter se arrependido das escolhas passadas não tem muita utilidade. O importante é olhar para frente, e se dedicar para que a sua PRÓXIMA escolha da sua carreira seja a melhor possível!

Nesse artigo, você vai descobrir 5 erros para evitar sempre que for tomar decisões profissionais. 

1º Erro: Querer agradar as outras pessoas

O primeiro grande erro muito comum é querer agradar as outras pessoas. Você deve conhecer alguém que escolheu uma graduação para seguir os passos da família ou uma pessoa que fez medicina porque disseram que era a profissão que “dava” dinheiro.

É verdade que ninguém vive sozinho e que a opinião das pessoas que amamos é importante para pensarmos sobre nossas escolhas. Contudo, as avaliações não podem DETERMINAR as nossas decisões. A gente pode ouvir a opinião, consultar pontos de vista e levar em consideração o que outras pessoas nos falam, mas a gente não decide apenas com base nisso.

Eu adoraria que meus pais apoiassem todas as minhas decisões, mas nem sempre isso acontece. Ainda assim, como uma mulher adulta e madura, eu assumo as minhas escolhas, com todos os ônus e bônus, se for aquilo que eu quero e acredito. Você tem bancado as suas decisões?

Você é a ÚNICA pessoa que vai viver a sua vida e as consequências das suas escolhas, ainda que tenha sido influenciada por outra pessoa. Então, antes de acolher uma opinião, lembre -se disso.

  • Escolha bem o seu júri

Sempre que for ouvir uma opinião pense bem quem é a pessoa que está emitindo essa ideia e a importância dela na sua vida. Tenha clareza de quem são essas pessoas:

  • Quem são as pessoas que realmente podem contribuir com a sua carreira?
  • Essa pessoa te conhece bem ou conhece bem do seu mercado. 

Se a pessoa que está opinando sobre a sua decisão não atender a um desses pontos ignore este julgamento.  

  • Dependência financeira ou emocional

Se você tem dificuldade de desconsiderar a opinião das pessoas ou acredita que precisa ter suas escolhas validadas pode ser um sinal de dependência emocional. Essa característica precisa ser olhada e cuidada, muitas vezes está ligada a baixa auto estima e falta de consciência de que sua felicidade e seu valor não estão ligadas à aprovação das pessoas

Para te ajudar a identificar esse comportamento vou deixar algumas perguntas para refletir: 

  • Você não consegue fazer uma escolha para sua carreira sabendo irá desagradar uma pessoa importante para você?
  • Você se sente capaz de escolher a profissão que é melhor para você, mesmo que isso faça com que você seja criticado ou julgado pelas pessoas?
  • Na hora de tomar uma decisão de carreira, as expectativas e opiniões dos outros foram indispensáveis à sua escolha?

Outra forma de dependência é a financeira , nesse caso, talvez a opinião das pessoas que respondem financeiramente por você, tendo em vista que ainda não tem liberdade de fazer exatamente o que você deseja. Mas você pode se planejar para ter independência financeira, seja no curto, médio ou longo prazo.

2º erro: Deixar seus medos te paralisarem

Eu sinto medo e você também! O medo é uma emoção primária que vai te acompanhar para sempre. Na sua carreira, por exemplo, o medo é essencial para te mostrar riscos, ameaças, te sugerir caminhos mais seguros e estratégias de prevenção.

Maaas, se o medo for a ÚNICA emoção que guia suas atitudes profissionais, você vai se frustrar! Para evitar que ele controle 100% da sua vida (e dos seus resultados de carreira) é essencial aprender a lidar com essa emoção. 

Desse modo, sentir medo é normal, então está tudo bem vivenciar essa emoção. Mas o que você vai fazer com o que sente é o que pode mudar tudo. Se você cria várias estratégias de carreira só para evitar os seus medos, você deixa de considerar os seus desejos e sonhos.

Para conseguir administrar seus medos, avalie seu limiar de exposição ao risco e distinga os medos reais dos medos dos medos exagerados. Identificados os medos reais e esquecendo os medos exagerados, pense o que você pode fazer para reduzir os riscos. Feito isso, escolha os medos que você quer superar e se prepare para correr o mínimo de risco possível. 

À medida que fui amadurecendo, aprendi a conviver com os meus medos, escolher minhas batalhas e aproveitar as experiências! Existem várias ferramentas – como estratégias e Planos de ação – que, ao serem aplicadas, podem aumentar o nosso senso de segurança. Se você é medrosa, assim como eu, você vai precisar delas.

Mas não se esqueça, quando fazemos uma escolha, abrimos mão das outras possibilidades. Sendo assim, o amadurecimento nos ensina que não existe escolha sem medo e que não controlamos tudo, mas podemos dar o nosso máximo naquilo que controlamos.

3º erro: Ouvir só sua emoção ou só sua razão 

Muita gente acha que a melhor decisão é a racional, enquanto outras pessoas só conseguem tomar decisões emocionais. Mas como bem disse Aristóteles e tantos outros pensadores, a virtude está no caminho do meio, o que chamo de Escolha Cuidada

Mas como tomar uma Escolha Cuidada? Faça uma análise detalhada no papel de  cada um dos critérios das suas escolhas, por exemplo, prós e contras, pesquisa de mercado, dificuldades e soluções para elas, crenças acerca das possibilidades, possíveis ameaças, etc. Essa é a nossa análise racional, passada essa fase vamos à análise emocional. 

Nesse momento, você irá investigar suas emoções e como você se sente com cada uma das possibilidades, se há algum fator intuitivo que te indique que uma opção é melhor do que a outra. Se você conseguir combinar essas duas análises será perfeito. Seguindo esses passos, você tem menos chance de arrependimento.

Tem uma frase que eu adoro que se encaixa perfeitamente aqui: “siga o seu coração mas leve seu cérebro com você”.

4º erro: Escolher pelo curso, e não pelo trabalho

Muitas pessoas me mandam mensagem assim: “Ciça, eu tô na dúvida se eu devo fazer graduação de nutrição ou de arquitetura”. Na verdade, a pergunta deveria ser: eu não sei se quero ser nutricionista ou arquiteta. A maior parte das pessoas vai tomar suas decisões de carreira pensando no que quer estudar, mas na hora de exercer um trabalho a pessoa se frustra.

Se você está na dúvida de qual curso fazer, recomendo que comece pensando sobre o trabalho que deseja exercer e o estilo de vida que gostaria de ter. Por exemplo, você gostaria de um trabalho burocrático ou fluído?, repetitivo ou criativo?, você quer trabalhar em um escritório ou em casa?, quer trabalhar com horários fixos ou fazer seus horários?.

Após refletir sobre isso, pesquise e liste quais trabalhos combinam com as suas preferências. Feito isso, busque conversar com profissionais das áreas listadas e pergunte TUDO que você puder, especialmente como é o trabalho, quais as atividades que ele realiza no dia, como é o ambiente, quais as maiores dificuldades enfrentadas pelo profissional, etc. 

Essa conversa vai te ajudar a conhecer de forma um pouco mais realista a vivência daquela profissão e vai te ajudar a excluir algumas possibilidades da sua listinha, o que vai te ajudar na hora de fazer a escolha. Após realizar todas as análises citadas no terceiro tópico é hora de DECIDIR o caminho que deseja seguir. 

Tomada essa decisão pense qual a melhor capacitação para o caminho que você deseja. Nem sempre pensar apenas o curso é suficiente, por exemplo, algumas instituições têm cursos com o mesmo nome, mas com enfoques diferentes. Um curso de administração pode ter como foco o empreendedorismo ou a administração corporativa.

5º erro: Não planejar o futuro 

Cada uma das suas decisões vão trazer impactos para sua vida e sua carreira, podendo as consequências serem de curto, médio ou longo prazo. Você precisa assumir a responsabilidade pelas suas decisões e pelas suas consequências

Planejar o futuro não significa controlar o que vai acontecer e ter certeza absoluta de cada passo de forma engessada. Ter um Plano de Carreira significa ter clareza do caminho que você está percorrendo e de onde almeja chegar, bem como do por quê que você vai tomar determinadas atitudes. Os imprevistos sempre existirão, mas com o seu Plano de Carreira você conseguirá se manter focada na sua trajetória, apesar de eventualidades que possam acontecer.

Além disso, ter um planejamento nos motiva a alcançar nossos objetivos traçados e aumenta muito as chances de sucesso na estratégia traçada. Se você ainda não tem um Plano de Carreira, recomendo que você assista o vídeo Plano de Carreira: o que é e como fazer o seu? e construa o seu!