A importância dos hábitos para sua carreira

Hábitos são comportamentos automatizados que aumentam a eficiência do nosso cérebro, já que o fazem economizar energia. A criação do hábito é um processo consciente, ou seja, exige atenção, esforço e disciplina. Uma vez criado, o comportamento se torna padrão e o cérebro para de gastar tanta energia com isso. Os profissionais de sucesso tem hábitos construtivos, por isso, grande parte dos seus bons comportamentos são automáticos, não exigindo esforço consciente.

Por exemplo, uma pessoa que tem o hábito de planejar a sua semana de trabalho vai ter bons resultados a partir disso sem fazer tanto esforço, porque seu cérebro já está condicionado a ter esse comportamento. Por outro lado, uma pessoa desplanejada vai precisar de um esforço consciente a cada tentativa de se organizar – até que isso vire um hábito, muita energia vai ser gasta nesse processo.

Aquele que tem o hábito de ouvir a sua equipe atentamente não vai precisar monitorar essa sua atitude a todo o tempo. Já a pessoa que não costuma dar muita atenção ao que seus colegas falam precisa se observar constantemente para evitar que isso a atrapalhe.

Hoje, sabemos que a parcela comportamental nos resultados profissionais é grande, equiparando ou superando a parcela técnica. Por isso, o sucesso na carreira está profundamente conectado aos hábitos que criamos e mantemos.

Nosso cérebro tem um potencial limitado (ainda que desconhecido) e monitorar comportamentos é uma atividade que consome muito desse potencial. Assim, criar e manter hábitos construtivos na carreira é extremamente importante para que possamos “liberar” potencial cerebral para investir nossa energia em questões estratégicas, como fazer análises mais profundas, ser mais criativo, se relacionar melhor, dentre outros hábitos que fazem os grandes profissionais.

Contem comigo! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima